Foi solicitada uma casa em um bairro residencial da cidade de Montevidéu. O bairro (Buceo) possui uma trama de densidade média mas compacta, em particular o entorno imediato é bastante irregular e de pouca qualidade.
A ênfase era a construção de uma casa “energeticamente eficiente”. Foram estipulados: 120m² de interiores + 15m² de garagem + 35m² de espaços exteriores. O terreno possui 9 metros de largura, 24m de profundidade, e 4m de recuo frontal.
Neste terreno reduzido, foi trabalhado um bloco compacto (em dois níveis + acesso-garagem) com uma relação frente-fundo sem concessões para aberturas laterais. A casa se eleva, toma distância da rua, o canteiro estabelece um silêncio e reforça essa distância.
O pátio na frente é o dinamizador das relações espaciais do projeto. Orientado para o norte, é um espaço intermediário que ajuda o condicionamento, permite acumular calor no inverno, ventilar e dar sombra no verão.
Os painéis móveis e a lateral do pátio estão compostos por uma pele dupla de policarbonato fragoso e a claraboia de policarbonato alveolar. O resto da materialidade é bastante simples, de concreto, pisos monolíticos brancos, alumínio anodizado.
A atividade se separa em dois níveis, e os serviços são concentrados em um elemento único que alimenta os 2 níveis.
Aberturas e fechamentos da claraboia e os painéis pivotantes conjugados com o resto dos fechamentos da planta em “L” possibilitam diversas configurações do espaço, de suas projeções e de seu condicionamento.
O uso no inverno pode se aproximar de situações mais fechadas à L, com painéis e claraboia fechados; e no verão, situações de abertura total, ventilações cruzadas, ampliação das atividades sobre o prédio.
*Este projeto foi o ganhador do concurso de casas 2008, o qual é realizado todos os anos na faculdade de arquitetura UDELAR – Universidad de la República. Sua construção é o maior prêmio da rifa.
Informação Complementar:
- Orientador: Arq. Alvaro Gentini
- Cliente: Arquitectura Rifa
- Júri: Arq. Duilio Amándola, Arq.Gustavo Scheps, Arq. Raúl Vallés
- Ano concurso: 2008
- Anos de construção: 2009-2010
- Empresa Construtora: Ritorni-Miranda
- Estrutura: Magnone-Polio Ingenieros
- Área construída: 125m² + pátio 28m²
- Fotografia: Luis Alonso